Ultimas

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Dica do especialista: manchas na gravidez

É comum algumas mães terem manchas durante a gestação, não é verdade? Por isso, esse é um assunto que interessa e muito as mamães nessa fase. Como cuidar? Tem prevenção? E depois? As manchas saem? Para ajudar a gente com essas dúvidas, convidamos a dermatologista Dra. Juliana Delia Aguiar de Paula, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, pós-graduada pela Universidade de Michigan-EUA. Ela vai nos orientar sobre este tema. De vez em quando, vocês vão vê-la por aqui nos ajudando com algumas dicas. Obrigada, Dra Juliana pelo carinho e atenção com as nossas "barriguidinhas". 


Eis aí a mais temível das lesões que pode acometer as futuras mamães... Nem  todas conhecem o problema pelo nome,mas muitas já viram alguém com manchas escuras,na maioria das vezes dos dois lados da face,especialmente nas maçãs do rosto, e fronte e nariz. Trata-se do Melasma. Conhecido também como mancha da gravidez, por se manifestar com mais frequência durante a gestação.

O  diagnóstico do melasma é essencialmente clínico, com tipos peculiares. O melasma acomete todas as raças,mas é mais intenso nas pacientes  de pele mais morena. Possui caráter genético e também relação importante com a foto-exposição solar sem proteção. A atuação dos hormônios (estes mais intensos na gestação ), faz das mamães um alvo para o problema. O mais importante para as mamães é a consciência do uso de filtro solar diariamente, já que tratamentos mais invasivos nao podem ser feitos durante a gravidez.

Mas não é preciso ter medo, o importante é procurar um medico dermatologista, ainda antes do seu aparecimento, ou mesmo já com o melasma instituído e seguir as orientações que o profissional recomendar. Mesmo durante a gestação pode-se tratar o melasma, e quanto antes se começar o tratamento,  melhores são os resultados.

Por Juliana Delia Aguiar de Paula
Dermatologista

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Dicas da mamãe Ludmila Gusman
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates