Ultimas

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Dica da Claudinha: Empanadas Argentinas

Cláudia Figueiredo

Olá mamães,

andei viajando um pouco, coisa que gosto de fazer muito. Adoro fazer turismo e, de certa maneira antropológica, me misturo aos nativos para sentir sua cultura e seus hábitos, inclusive gastronômicos. Ando de ônibus, metrô, a pé; busco informações sobre o lugar, a comida e  a bebida. Experimento de tudo um pouco, inclusive a saudade dos filhos que nem sempre me acompanham.

Penso que para eles também seja uma experiência interessante. Não têm que ficar 24 horas por dia sob minha proteção: comeu, que horas vai chegar, vai sair com quem? São perguntas frequentes que nem sempre eles gostam de responder. Devem se sentir livres, penso. Assim como eu também acabo me libertando de afazeres nem sempre agradáveis: supermercado, roupa, casa, menu, etc. Isso, todo dia, a semana toda, o mês inteiro, o ano completo, cansa. Ô se cansa!

Mas viajar sem os filhos requer um planejamento quando eles ficam sós. Planejamos cardápios e deixamos congelados, fazemos compras em excesso de lasanha congelada, combinamos a entrega de marmitex diários ou arcamos com as despesas de restaurante durante o tempo de separação. No fim a experiência é válida: pra eles e pra nós. Sentimos falta um do outro e do que um faz para o outro. O fato é que acabei surpreendida com um torpedo do caçula que dizia: "Saudades. Você é a mulher mais importante da minha vida. Nunca se esqueça disso". Tem coisa melhor, gente?

Daí, você se empolga no quesito "mãe mais feliz do mundo" e curte uma viagem por uma pequena cidade na Argentina, onde experimenta a tal da Empanada. Lembra muito nosso pastel, e o recheio varia muito.

Descobri com uma nativa, a receita da empanada. Lá eu comi das duas versões: assada e frita. Preferi a assada. Fica a dica para vocês!!!


Empanadas Argentinas

Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo
1 colher (sopa) de sal
300g de margarina amolecida
Óleo para untar
1 gema para pincelar

O recheio pode ser de carne moída, frango, palmito, ovo cozido, presunto, queijo, calabresa.

Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque a farinha, o sal e a margarina, misturando com os dedos até formar uma farofa. Vá adicionando água morna até a massa ficar homogênea e sem grudar nas mãos. Abra a massa com o rolo, corte discos, com um cortador ou com a boca de um copo, coloque o recheio e feche toda a borda 'trançando' a massa. Coloque em uma fôrma untada com óleo, pincele com a gema, leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar. Sirva. Se preferir, frite em óleo quente.


Em beeeeeeeeeeeeeeeijo, gente!


ACESSE TAMBÉM

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Dicas da mamãe Ludmila Gusman
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates