Ultimas

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Dica da Claudinha: Pão-de-ló


Claudinha Figueiredo

Olá mamães,

Já passamos de um mês da primavera e tudo ao nosso redor parece despertar. Aquele ipê lindo e florido se destaca nas manhãs, muitas vezes azuladas, como se hipnotizassem nossos olhos. Há uma brisa diferente bamboleando nosso cabelo, há um clamor das flores, de modo que nem os mais poderosos conseguem deter a primavera.
E a vida se renova em meu quintal......

Há uma cigarra empunhada na palmeira que canta bradando ao novo tempo, como se fosse um arauto da jovem estação. Há uma pombinha chocando no ninho, em um dos galhos do pé de acerola, que já começa a amadurar. Há lagartas procurando um lugar para sua transformação dentro de um casulo, onde entra larva e sai alada. E há cinco lindos cachorrinhos recém-nascidos, frutos de um namoro entre meu casal de cães da raça Dachshund Teckel.

E todas essas novas vidas me fazem sentir renovada, como se um sopro de frescor abrandasse minhas já não tão novas nesgas internas. E, embalada por uma felicidade tão simples de ser conquistada, deixo para vocês uma receita de pão-de-ló, cujo ingrediente principal é o que faz a massa crescer: o fermento. E deixo também uma pergunta: qual tem sido o fermento que alimenta a sua vida?

Um beeeeeeeeeeeeeeijo!!!!


Pão-de-ló


Ingredientes:
4 claras em neve
4 gemas de ovo
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento químico em pó
1 xícara de chá de água fervente

Modo de Preparo:
Na tigela menor da batedeira bata as claras em neve. Reserve. Na tigela maior da batedeira, coloque as gemas com a água fervente e bata até a espuma subir até as bordas. Junte o açúcar e bata mais alguns minutos. Sem parar de bater, junte a farinha aos poucos, e bata por 20 a 30 minutos em batedeira comum (não bata menos tempo porque o resultado não é o mesmo). Junte então, o fermento em pó e as claras em neve e mexa delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima. Leve a assar em forno pré-aquecido quente em forma untada com manteiga ou margarina (sem sal) e polvilhada com farinha de trigo. Antes de colocar no forno, bata a assadeira com a massa algumas vezes numa superfície dura a fim de eliminar eventuais bolhas de ar que podem expandir e causar a quebra do bolo na hora de desenformar. Asse em forno quente nos primeiros 10 minutos e depois reduza para médio. Desenforme morno.

ACESSE TAMBÉM:

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Dicas da mamãe Ludmila Gusman
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates