Ultimas

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Dica do especialista: pré-natal odontológico

Hoje, quem vai trazer uma dica super legal para as mamães é a Dra. Ana Clara. Ela mora em Goiânia e é especialista em Endodontia e em Ortodontia e Ortopedia facial. A partir de hoje, ela estará disponível às nossas leitoras, para trazer informações importantes e também esclarecer dúvidas relacionada à Odontologia.  Dra. Ana Clara trabalha com atendimento a gestantes, crianças e adolescentes, exercendo a Odontopediatria com amor. Estou muito feliz por ela ter aceito o convite de escrever para as mamães no Blog e torcendo muito para que vocês curtam as orientações. Seja-bem vinda, Dra Ana Clara.

***

O pré-natal odontológico é o atendimento feito antes ou durante a gestação e visa contribuir para a saúde da gestante e do seu bebê. Seu dentista irá prevenir, tratar doenças orais e esclarecer as dúvidas mais freqüentes da futura mamãe. Mas por que esta consulta é tão importante? Mamães antenadas, doenças na boca da mãe afetam diretamente o bebe!

Na gravidez, é muito comum as mulheres apresentarem inflamação nas gengivas (gengivite), e infecções periodontais severas, que podem levar as gestantes a sérias consequências, tais como:

  * parto prematuro : Não quer dizer que toda mãe vá ter, mas a inflamação é provocada por uma bactéria que pode cair na corrente sanguínea e estimular contrações uterinas. Segundo pesquisas, a cada 10 partos prematuros, 4 tiveram influência da doença periodontal;

  * nascimento do bebê com peso baixo (menos de 2,5 kg);

  * aborto;

  * risco de anomalias : o obstetra Edson Borges de Souza, membro do Comitê de Aleitamento da Sociedade Mineira de Pediatria, diz que "a presença de problemas periodontais pode dificultar o controle de algumas doenças que acometem a mãe, como o diabetes e afirma que, nesse caso, o controle da glicemia fica comprometido, o que pode afetar negativamente o bebê e aumentar o risco de anomalias".

Devido a alterações dos hormônios no corpo da mãe há um aumento na vascularização da gengiva, que juntamente com mudanças de hábito alimentar (grávidas se alimentam mais vezes ao dia) e deficiência na higienização (certamente por sentirem muitas náuseas e vomitarem com frequência), acabam ficando mais vulneráveis à cárie e as gengivas e periodonto mais susceptíveis às infecções.

A orientação é que, ao pensar em ter um filho, a futura mãe trate a boca antes de engravidar. “O ideal é que seja realizado um check-up odontológico para que, caso seja identificada necessidade de tratamento, seja realizado antes da gestação.

Mas se você já esta grávida não se desespere, é mito dizer que a grávida não pode ir ao dentista, ou tomar anestesia. Segundo o ginecologista e obstetra Dr. Eduardo Honorato R. Alves, a grávida não só pode como deve fazer o tratamento odontológico, e ele afirma que anestesia e antiinflamatórios podem ser administrados, desde que de forma cautelosa. Os riscos de um problema bucal da mãe afetarem o bebê são muito maiores que os do tratamento odontológico.

A mãe que se cuida, está automaticamente cuidando do seu bebe. Quem ama sabe a importância de cada detalhe! Procure seu dentista!!!

                                                         Dra. Ana Clara H. M. Cortes
@maniadesorrir

Leia também:

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Dicas da mamãe Ludmila Gusman
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates